Eficiência Energética em Edificações

Como a automação pode ajudar o homem e o meio ambiente

Um dos motivos pelos quais se busca automatizar uma edificação é a economia de energia.

Manter o conforto nos ambientes através do controle de temperatura interna, ajustando a necessidade de aquecimento, ventilação ou resfriamento, conforme a incidência de calor ou frio externo, sempre mantendo a temperatura interna estável.

O objetivo é otimizar o funcionamento dos sistemas de aquecimento ou resfriamento, através de monitoramento, ajustes, ligação automáticos que permitam reduzir os custos de consumo.

Estamos tratando do futuro!

Um projeto de eficiência energética implica sustentabilidade, o que significa suprir as necessidades das gerações atuais, sem descuidar das gerações futuras. É cuidado com o meio ambiente e bem-estar social. Estamos falando de desenvolvimento sustentável, ou progresso delicadamente equilibrado em que de um lado da balança está o crescimento econômico e do outro a preocupação com os recursos naturais.

Considerando o parágrafo anterior, o que se entende por eficiência energética? São três fatores:

  1. Eficiência energética é reduzir a quantidade de energia necessária para fornecer produtos ou serviços.

  2. Eficiência energética é reduzir a demanda energética necessária para realizar o produto e/ou serviço.

  3. Eficiência energética é reduzir as perdas no processo.

Eu poderia adicionar um quarto fator, o Homo Sapiens. A eficiência energética vem de mãos dadas com o fator humano. A forma mais eficiente de evitar perdas no processo é com edificações bem projetadas, com isolamento adequado e uso de equipamentos que consomem menos energia, como lâmpadas LED.

Energia é a capacidade dos corpos de realizar um trabalho e produzir mudanças neles mesmos ou em outros corpos. Mede-se em joules (J). Um joule é uma medida de energia (1 joule equivale ao trabalho necessário para produzir um watt de potência, continuamente durante um segundo).

A titulo de curiosidade: Se você já comprou ar condicionado certamente comprou baseado nos BTUs.

British Termal Units ou unidade térmica britânica. 1 Btu equivale a 1055 joules.

É a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de meio quilo de água e um grau Fahrenheit considerando pressão ao nível do mar.

wikipedia

Algumas formas de energia

A energia se transfere, se armazena e transforma, se conserva e se degrada.

A energia não se cria nem se destrói, apenas se transforma de uma forma para outra.

Energias não renováveis:

Quando a fonte de energia é finita, logo a energia é não renovável, aqui se encontram os combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural, Energia nuclear também é considerada não renovável.

Essas fontes causam impactos ambientais significativos e estão sujeitas a esgotamento. Diante dessas questões, é fundamental buscar alternativas mais sustentáveis e limpas para suprir as necessidades energéticas da sociedade.

A transição para fontes de energia renováveis é uma das principais estratégias para reduzir a dependência de fontes não renováveis e mitigar os impactos negativos no meio ambiente.

Energias renováveis (energia solar)

Uma das energias renováveis que atualmente apresenta maior demanda é a energia solar, especialmente nas zonas tropicais. A integração de energia solar pode implicar tanto sistemas conectados à rede elétrica, como sistemas autônomos com armazenamento de energia, dependendo das necessidades e objetivos específicos. Para isso, é recomendável contar com a assessoria de especialistas em energia solar, que garantam uma instalação segura e eficiente.

Para realizar a implementação devem-se levar em conta vários fatores como:

  • Dimensionamento e implementação de projetos:

    • Avaliação da viabilidade. Estudo de consumo energético.

    • Desenho do sistema solar.

    • Seleção do fornecedor.

    • Tramitação de licenças e conexão à rede.

    • Instalação e colocação em funcionamento.

    • Monitoramento e manutenção.

  • A Automação:

    • Os processos de eficiência energética permitem desenhar e desenvolver automações que ajustem a segurança dos equipamentos, com a eficiência nos processos, tanto em equipamentos de iluminação, acústica, cozinha, sistemas de aquecimento ou ar condicionado e gás. Por exemplo, a automação em equipamentos que consomem gás natural como combustível, oferece benefícios significativos para os usuários, tanto em eficiência, produtividade e redução nos custos comparados com os elétricos. Isso permite um controle mais preciso e seguro dos consumos, manutenção preventiva e preditiva, sustentabilidade e redução do impacto ambiental, identificação de falhas e tempos de resposta.

Reduzir o consumo de energia não significa prejudicar o usuário.

Conclusões

Podemos afirmar que a eficiência energética em edificações é a união entre a automação dos sistemas e um método construtivo eficiente, contribuindo para melhorar o bem estar e proporcionar economia com níveis adequados de conforto.

Esperamos que esta newsletter tenha sido informativa e inspiradora. Até a próxima edição!

Sempre que precisar, estou a disposição para te ajudar a construir melhor e mais rápido.

Envie email para [email protected] será uma satisfação conhece-lo(a)

Reply

or to participate.