- Industrialize!
- Posts
- Madeira Engenheirada
Madeira Engenheirada
Uma madeira com super poderes

Madeira Engenheirada
Quando você vai no mercado comprar tábuas, ripas, caibros, etc, você está comprando uma uma peça proveniente do desdobro de uma tora de árvore e com características de resistência e dureza, conforme a espécie da árvore em questão.

Formas de desdobro de toras em peças menores
Quando a madeira proveniente do desdobro passa por um novo processo, seja para remoção de defeitos como nós e trincas ou para transformação em laminas ou micro partículas e são unidas com adesivo químico transformam essa madeira em um compósito, um produto novo.
O objetivo é melhorar alguma característica específica do material como por exemplo produzir chapas com dimensões maiores, ou vigas que suportem vão maiores, melhorar a estabilidade já que as madeiras engenheiradas não empenam como a madeira natural.
Querem um exemplo de madeira engenheirada que todo mundo conhece?
O MDF (Medium Density Fireboard). Muito usado na indústria moveleira, são fibras de madeira de média densidade associadas a aditivos químicos.
Outros exemplos?
O compensado (Plywood). Usado na construção civil, é um painel composto por laminas de madeira coladas umas sobre as outras com as fibras perpendiculares em relação a camada inferior.
OSB (Oriented Strand Board). Bastante usado em sistemas construtivos industrializados como Light Wood Frame, é um painel composto por lascas de madeira coladas em camadas cruzadas
Além dos exemplos acima temos as madeiras engenheiradas estruturais ou Mass Timber.
Entre as vantagens da madeira engenheirada está a precisão milimétrica de medidas no caso das peças estruturais o limite nas dimensões é a logística.
Outra vantagem e a sustentabilidade, madeira engenheirada é produzida a partir de lavouras de madeira e são certificadas.
Alguns tipos de Mass Timber:
Glulam (Glue Laminated Timber) utilizado na produção de vigas e pilares. prduzido com reguas de madeira coladas sobrepostas com fibras na mesma direção

Glulam ou MLC (Madeira Laminada Colada)
LVL (Laminated Veneer Lamber) Madeira micro laminada. também utilizada para vigas e pilares. são folhas de 1 a 3mm de espessura de madeira coladas com a fibra paralelamente ao comprido da peça o que o difere do compensado padrão.

LVL ou Madeira Micro laminada
CLT (Cross Laminated Timber) Madeira Laminada Colada Cruzadda. Lajes e paineis divisórios e paredes. são tabuas colocadas lado a lado e coladas em camadas sempre impares, em cada camada as tábuas são coladas perpendiculares a camada inferior.

CLT ou Madeira Laminada Cruzada Colada
Embora esse tipo de material exista desde 1930 ou 40 e tenha chegado tardiamente ao Brasil, atualmente produzimos madeiras engenheiradas a partir de lavouras de coníferas e temos condições de construir edifícios com esse tipo de material.
Recentemente um Mc Donalds foi construido em São Paulo utilizando vigas e pilares Glulam.

Mc Donald’s: pilares e vigas em Glulam
No Canada o Brock Commons, maior edifício em Mass Timber do mundo utilizou CLT para lajes e glulam para pilares.

Brock Commons uma construção hibrida com uso massivo de madeira
Se gostou do conteúdo inscreva-se, sempre que eu tiver algo interessante para compartilhar, receberás no seu e-mail.
Reply