- Industrialize!
- Posts
- A versatilidade do gesso acartonado
A versatilidade do gesso acartonado


Certamente você já ouviu falar sobre gesso acartonado, talvez de forma superficial.
Muita gente tem preconceito contra o material, geralmente provocado por instalação do sistema de forma equivocada ou falsa percepção de fragilidade.
No Brasil temos a Knauf, a Placo do grupo Sant Gobain e a Gypsum, do grupo ETX. como os maiores players do mercado.
Gesso acartonado é uma massa de gesso revestida em ambos os lados por papel cartão. A gipsita é extraída, moída e calcinada para produzir o sulfato de cálcio hemi-hidratado, que é o que chamamos de gesso, que misturado com água e aditivos forma uma pasta que é envolvida em papel cartão
As espessuras variam de 6mm a 15mm, mas o mais comum é de 12,5mm. As chapas medem 1,20×2,40m e as bordas podem podem ser quadradas , rebaixadas, borda arredondada, etc.

Tipos de borda - Fonte The Architecture Reference + Specification Book

Tipos de borda - Fonte The Architecture Reference + Specification Book
Os tipos mais comuns de gesso acartonado, os que são pau para toda obra são:
ST ou standard: uso geral em paredes e tetos

Chapa ST, revestida com cartão cinza. Fonte: Site da Knauf
RU ou resistente a umidade: para cozinhas, banheiros e áreas úmidas

Chapa RU também conhecida como chapa verde. Fonte: Site da Knauf
RF ou Resistente ao fogo: maior proteção contra incêndios

Chapa RF ou chapa vermelha. Fonte: Site da Knauf
ST, RU e RF são tipos comuns a todos os fabricantes
Algumas chapas têm propriedades especificas que melhoram certas características particulares que dão as chapas de gesso propriedades para usos especificos.
Phonik (Knauf): Chapa de gesso produzida com aditivos especiais, apresentando alta densidade e elevado isolamento acústico. A principal característica é o desempenho acústico superior 3 a 5 dB maior do que as chapas Standard (ST).
Safeboard (Knauf): Chapas de gesso para blindagem de ambientes submetidos ás radiações por Raios X sem utilização de chumbo, impedindo a passagem da radiação para outros ambientes.
Flexboard (Knauf): A chapa delgada com 6,5mm de espessura permite curvatura quando umedecidas até 30cm de raio, ideal para acabamentos curvos e locais cuja estrutura de cobertura não permita grandes sobrecargas.
Hardboard (Knauf): As chapas são produzidas com alma de gesso aditivado misturado com fibras de vidro, apresentando assim elevada resistência mecânica, possui dureza superficial 33% maior que as chapas ST.
Placa 4PRO (Placo): As chapas possuem as 4 bordas rebaixadas, favorecendo o acabamento estético devido a maior regularidade no tratamento das juntas.
Habito (Placo): Apresenta alta resistência a impactos, excelente desempenho acústico e fixação de cargas que proporcionam muito mais liberdade para sua obra. A placa Habito dispensa o uso de reforços, buchas e acessórios específicos para a fixação de objetos na parede, suporta até 100kg direto na placa.
Glassroc X (Placo): É uma placa de gesso “glass mat” produzida com aditivos especiais e revestida nas duas faces por véu de vidro e composto polimérico. Essa composição proporciona uma alta resistência à umidade e raios UV, ótima estabilidade dimensional e evita a formação de mofo nas condições mais críticas.
Importante frisar que o drywall (atenção: não confundir com Light Steel frame) é um sistema de montagem de paredes internas, composto por uma estrutura leve de aço galvanizado que deve ser instalado internamente. Drywall é um sistema que deve ser instalado apenas dentro da edificação.

Parede seca ou drywall - fonte: The Architecture Reference +Specification Book
Gesso acartonado, aceita todo e qualquer tipo de acabamento, tem propriedades acústicas, de resistência ao fogo, é leve e rápido de montar.
Se você é contra ou resistente ao uso desse material, sugiro rever seus conceitos.
Sempre que precisar, estou a disposição para te ajudar a construir melhor e mais rápido.
Envie email para [email protected] será uma satisfação conhece-lo(a).
Reply